Programa de computador acompanha inflamação nos olhos

Programa de computador acompanha inflamação nos olhos

Atualizado: Quinta-feira, 5 Agosto de 2010 as 9:02

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) criaram um programa de computador para ajudar no tratamento de inflamações nos olhos, principalmente em regiões de difícil acesso e com poucos profissionais disponíveis, já que os dados dos exames podem ser enviadas automaticamente por meio do sistema.

Por meio do software, é possível avaliar a inflamação no olho do paciente. O sistema usa uma imagem gerada por uma câmera acoplada ao biomicroscópio ocular (equipamento usado por oftalmologistas para examinar o olho) e identifica as áreas mais afetadas pela inflamação.

De acordo com o médico Ricardo Soares, que orientou a pesquisa, o sistema permite criar um banco de dados para que o médico acompanhe o paciente e verifique a resposta da inflamação ao tratamento.

- Assim, o médico pode tomar decisões com base em evidências.

Em nota, os pesquisadores dizem que, "em áreas de difícil acesso, que geralmente não dispõem de médicos especialistas, as imagens poderão ser tiradas por agentes de saúde e enviadas para que sejam processadas e analisadas por médicos de centros mais desenvolvidos".

veja também