MENU

Saúde

Proteja seu filho de queimaduras

Proteja seu filho de queimaduras

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Durante toda a semana será promovido o Dia Nacional de Luta contra Queimadura, que acontece no dia próximo dia 6 de junho. Nesta data é importante lembrar que as crianças são as maiores vítimas de ocorrências com fogo. As queimaduras são a quarta causa de morte e hospitalização por acidentes com crianças de até 14 anos. Por isso, é preciso que os pais permaneçam em alerta para os perigos que se escondem dentro de sua própria casa.

Tomando simples precauções com líquidos quentes e utensílios domésticos e garantindo que a criança não tenha acesso a tomadas, para evitar choques elétricos, os pais podem evitar acidentes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 91,6% de crianças de zero a 9 anos que sofrem queimaduras, se machucaram dentro de casa. Desta forma, se faz necessário um trabalho de conscientização das famílias e prevenção desses acidentes.

Quem nunca ouviu a clássica frase que diz que as crianças são capazes de cegar qualquer adulto? Pois é, os pequenos são mesmo muito ágeis quando querem fazer alguma coisa, levados pela curiosidade. Uma atitude inocente pode deixar sequelas físicas e emocionais para toda a vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 320 mil crianças morrem por ano vítimas deste tipo de acidente. A grande maioria das mortes acontece em países em desenvolvimento e o custo médio diário dos gastos da saúde pública com queimaduras varia de US$ 3.000 a US$ 5.000.

A ONG Criança Segura reforça a importância da participação da sociedade na Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool, uma campanha permanente para conscientizar os brasileiros sobre uma das maiores causas de queimaduras graves: o uso do álcool em ambiente doméstico para limpeza ou acendimento de churrasqueiras e lareiras. A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 659/2002 que proíbe a venda do álcool líquido. O projeto, que agora aguarda sanção do governador, visa preservar a integridade física da população, especialmente a parcela mais jovem.

Confira dicas para proteger as crianças de queimaduras:

Mantenha produtos químicos em lugares altos e de difícil acesso; Fique atento à temperatura de mamadeiras e papinhas; Mantenha as tomadas elétricas bem lacradas; As panela devem ficar longe do alcance das crianças; Nunca deixe ferros de passar roupa no chão ou com o fio pendurado; Em caso de queimadura, é importante manter a calma para passar tranquilidade à criança e procurar o serviço de saúde mais próximo.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições