Protetor solar pode bloquear a defesa natural da pele

Protetor solar pode bloquear a defesa natural da pele

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 8:07

Um estudo recente descobriu que os protetores solares podem bloquear a defesa natural do corpo contra os prejudiciais raios UV.  

Cientistas da Universidade de Brown descobriram que a pele humana contém sensores que detectam a radiação solar. Esses receptores de luz - que também são encontrados na retina do olho - estimulam a liberação de melanina. A informação foi publicada no site Daily Mail.

Os pesquisadores acreditam que o bloqueio solar total de alguns produtos pode não ser bom porque eles inibem a absorção de certos comprimentos de onda de luz necessários para acionar as defesas naturais do corpo.

Espera-se que os resultados, publicados na revista Current Biology, ajudem as empresas farmacêuticas a desenvolverem produtos mais eficazes. Elena Oancea, chefe de pesquisas da universidade em Providence, RhodeIsland, disse: "não havia nenhuma evidência prévia de que esses receptores podiam funcionar na pele. Nosso trabalho mostra que um receptor dedicado ao raio UV permite que as células da pele o detectem e respondam imediatamente à radiação."

veja também