Quais cuidados você deve tomar na visita ao podólogo

Quais cuidados você deve tomar na visita ao podólogo

Atualizado: Segunda-feira, 29 Outubro de 2012 as 12:43

 

Cuidar da saúde dos pés é algo muito importante. E exige alguns cuidados básicos para que situações que tendem a ser ruins piorem.

Escolher bem o profissional é uma das coisas imprescindíveis, pois ele deve ter uma visão ampla do paciente e saber avaliar os tipos de doenças que levam as complicações.

O que o profissional deve perguntar ao paciente antes de começar o atendimento?

· Perguntar  se o paciente sofre de alguma doença.

· Levar em consideração a idade. Quando a pessoa é de idade, é necessário ter um cuidado maior.

· Perguntar se o paciente tem alergia.

· Se toma medicamentos que possam interferir no processo de cicatrização.

 

O podólogo pode prevenir complicações nas lesões se...

Reconhecer o tipo de ferida (aguda ou crônica), o tecido presente na lesão, as doenças associadas que podem levar a complicações e os sinais e sintomas de infecção. Após a avaliação, se achar mais viável, o profissional deve refletir sobre a possibilidade de encaminhar o cliente a um enfermeiro ou especialista.

Como reconhecer os sinais e sintomas de infecção?

Sinais flogísticos (calor local, dor, hiperemia, edema), dor intensa/aumento na dor, aumento de exsudação (suor), odor forte na exsudação, exsudação espessa e purulenta (com pus), abscesso peri-lesão (área avermelhada em torno da inflamação com pus) e flutuação de partes moles.

Dica: Lembrando que todo o material usado nas clínicas pelos profissionais deve ser esterelizado. Se preferir, leve seu alicate.

 

Importante saber: Apenas médicos e dentistas podem aplicar anestesia injetável (com seringa). Podólogos e enfermeiros só estão autorizados a aplicar um anestésico tópico, geralmente uma pomada no local.

Com informações de Abril Mulher

veja também