Qual a idade certa para suas filhas usarem maquiagem?

Idade certa para suas filhas usarem maquiagem

Atualizado: Segunda-feira, 29 Outubro de 2012 as 1:33

 

Sua filha tinha medo de pintar o rosto no carnaval, na páscoa, quando era pequena e agora, de repente, ela está imersa no mundo da moda? Meninas dessa nova geração trocam histórias em quadrinhos, bonecas, panelinhas e comidinhas por revistas que falam de famosas, celebridades para essa juventude tão precoce.

Meninas de 11 anos já usam maquiagem, pintam as unhas com cores das tendências da moda. Não se preocupe se sua filha está passando por essa fase também, afinal, são poucas as chances dela ter chegado ao ensino médio sem demonstrar interesse em moda e maquiagem, basta você saber orientá-la.  

Aqui vão algumas ideias e sugestões para ajudá-la lidar com o assunto:

1. Siga seus instintos, mas explique-se. Se você realmente acha errado que sua filha use maquiagem, é importante que vocês conversem sobre seus motivos. Ela não precisa concordar com você, mas, ao discutir a questão, você precisa mostrar a ela que pelo menos a respeita o suficiente para dar uma explicação.

2. Observe as regras escolares como um modelo. Em muitas escolas, o uso de maquiagem durante o horário de aulas é proibido. Com certeza isso não ocorre à toa.

3. É possível chegar a um acordo. Existe uma grande diferença entre usar um pouco de rímel e blush e usar make completo, com cílios postiços, curvex e toda a produção digna de uma estrela de cinema no Oscar. Se você está disposta a deixá-la usar maquiagem, discuta quais tipos de produtos e a quantidade.

4. Ajude sua filha a se maquiar do jeito certo. Aprender a usar a maquiagem corretamente é uma arte, e não existe nada mais triste do que quem não a domina ousar pelos produtos e acabar parecendo exagerado . Ainda mais se esse alguém frequenta a escola na adolescência, quando os jovens podem ser bem cruéis. Leve-a ao balcão de maquiagem numa loja de departamentos para que ela aprenda como aplicar a maquiagem da forma adequada. Alguns recursos, como o You Tube, também oferecem boas demonstrações dessa arte.

5. Independentemente de você deixá-la usar maquiagem ou não, é essencial que haja regras sobre esse assunto. Por exemplo, se você a proibir, certifique-se de que ela saiba as conseqüências caso a desobedeça. Se você permitir o uso de maquiagem, defina regras bem claras sobre o que você quer dizer.

Fique atento. Estudos realizados por faculdades dos Estados Unidos indicam que meninas que tiveram desenvolvimento precoce com maquiagem, moda e mídia estão mais propensas à depressão e problemas de autoestima. Especialista diz que o mundo perfeito da mídia acaba com sonhos, perspectivas de garotas que estão apenas começando suas vidas.

Por isso mantenha o equilíbrio juntamente com a sua filha, nada em excesso faz bem.

 

Com informações de Yahoo

veja também