Qual o tênis ideal para atividade física?

Qual o tênis ideal para atividade física?

Atualizado: Terça-feira, 10 Novembro de 2009 as 12

Umas das maiores dúvidas dos praticantes de exercícios físicos aparece na hora de escolher o calçado ideal para praticar caminhada ou outro exercício aeróbio qualquer. As pessoas procuram um calçado confortável que seja capaz de absorver o impacto e ao mesmo tempo contribua para melhorar o desempenho durante o exercício.

Inicialmente vamos discutir sobre a primeira questão, o conforto. Um calçado confortável é aquele que não gera bolhas ou atrito com nenhuma região dos pés. Para atingir esses requisitos mínimos, o calçado deve ter a numeração exata de seu usuário e não possuir nenhuma estrutura sólida como os sapatos de trabalho. O solado também não pode ser escorregadio, pois dessa forma, pode provocar quedas.

Sobre a segunda afirmação, a capacidade de absorver o impacto pode ser facilmente explicada por um estudo da Universidade de São Paulo que analisou diversos modelos de calçados de diferentes marcas que não apresentaram diferenças entre si, e além disso mostraram uma capacidade de apenas 3% na absorção do choque, ou impacto. A absorção dos 97% restantes ficou por conta da musculatura do praticante, esta sim, a grande responsável por evitar lesões por excesso de impacto.

O último ponto a ser verificado é a capacidade do calçado de potencializar o desempenho do corredor. Algumas marcas são comercializadas vendendo esse diferencial, vamos aos fatos. Os mesmos pesquisadores da Universidade de São Paulo estudaram os possíveis efeitos de economia de corrida ou transferência de energia do solado do tênis para o praticante de exercício e não encontraram efeito positivo algum, ou seja, os calçados, independente da tecnologia que tenha sido empregada, ou por mais caros que sejam, não são capazes de aumentar o rendimento dos praticantes de Atividade Física.

Concluindo, o calçado ideal deve ser aquele modelo mais confortável, que não forme bolhas ou provoque lesões, geralmente com um solado de cerca de 2 centímetros para aumentar o equilíbrio da marca que possuir o melhor custo/benefício.

veja também