Quando poderei ver o resultado definitivo da minha plástica?

Quando poderei ver o resultado definitivo da minha plástica?

Atualizado: Terça-feira, 17 Junho de 2008 as 12

Hoje, podemos afirmar que a cirurgia plástica é um dos instrumentos da sociedade moderna para elevar a auto-estima e o bem-estar do indivíduo, fazendo com que ele conviva melhor com sua própria imagem. Quando esta especialidade médica iniciou seus trabalhos, os cirurgiões não falavam em estética, bem-estar, beleza, pois a importância da auto-estima não era tão difundida socialmente. O discurso era o reparar as deformidades. "Em mais de vinte anos de medicina, pude observar que independente da posição social, as pessoas agem de maneira muito semelhante quando o assunto é a própria imagem. Depois de garantir a satisfação das necessidades básicas, o ser humano busca estar bem com sua aparência. É neste momento que cresce a importância da cirurgia plástica, reparadora ou estética, ambas têm o mesmo peso", afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.

A mudança exterior não é apenas voluntarismo. Quem nasceu com um nariz muito grande ou com a orelha acentuadamente para frente não considera a cirurgia plástica apenas uma vontade, e sim, uma necessidade. "A cirurgia plástica é importantíssima para as pessoas diante do trauma. O trabalho do cirurgião é o de mostrar que 'o normal' é o que não se nota, para que estas pessoas possam se sentir bem", defende Ruben Penteado.

Em meio a este processo de valorização social da auto-estima, o cirurgião plástico tem que estar atento aos excessos e às más indicações dos procedimentos cirúrgicos, que sempre devem ser evitados para o bem do paciente. Por isto, além de uma boa formação técnica, o cirurgião plástico tem de ter uma consistente formação ética. "Se o paciente disser que tem o nariz grande, cabe a ele julgar o próprio nariz. Ao médico cabe a avaliação profissional e a conduta ética de indicar ou não uma intervenção cirúrgica a este paciente. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é o mais indicado para cada caso e mostrar que a cirurgia plástica é um tratamento médico, com limitações e riscos", diz Ruben Penteado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

São muitas as dúvidas e questionamentos dos pacientes sobre a realização de cirurgias plásticas e a principal delas se relaciona com os resultados finais da cirurgia. Um cuidado importante que deve ser observado pelo cirurgião antes da realização de qualquer intervenção cirúrgica é o de esclarecer o paciente, elucidando todas as suas dúvidas. "A orientação dada ao paciente é fundamental e tem como objetivo fazê-lo entender as limitações técnicas existentes e físicas que cada paciente possui na sua individualidade", destaca o cirurgião plástico. E em relação ao resultado final, é preciso informar ao paciente, antes da cirurgia, sobre quais são as restrições e limitações que envolvem cada etapa da operação a ser realizada. "Assim, o paciente assimilará melhor o período pós-operatório e não dará espaço para a ansiedade atrapalhe a convalescença", diz o médico.

Resultado final

O cirurgião plástico Ruben Penteado estimou o período necessário para a observação do resultado final das cirurgias plásticas mais realizadas, "visando reduzir ou pelo menos aplacar um pouco a ansiedade de quem deseja ver um novo resultado estético", diz.

Lipoaspiração

O resultado definitivo da Lipoaspiração se dá após seis meses, porém chega-se a 80% aos quatro meses.

Abdominoplastia ou Dermolipectomia

O resultado definitivo da dermolipectomia é atingido após seis meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Rinoplastia (cirurgia do nariz)

O resultado definitivo da rinoplastia é alcançado entre seis meses e um ano, porém já há mudanças perceptíveis a partir de primeiro mês.

Mamoplastia de aumento (colocação de prótese de mama)

O resultado quanto à forma já é bastante evidente no pós-operatório. Durante o primeiro mês, há a redução do inchaço e a cicatrização ganha força. O resultado definitivo da mamoplastia de aumento se dá após os seis meses, devido ao amadurecimento da cicatriz.

Mamoplastia redutora

Nos primeiros meses, a cicatriz encontra-se avermelhada, tornando-se geralmente esbranquiçada com o tempo, dependendo da genética da paciente. Por volta do terceiro mês ocorre a báscula da mama (acomodação), que produz o contorno arredondado da região inferior da mama, que logo após a cirurgia fica retificada. O resultado final da mamoplastia é alcançado entre seis meses e um ano.

Abdominoplastia após grandes emagrecimentos

O resultado definitivo da abdominoplastia é atingido após seis meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Cirurgia do braço (dermolipectomia braquial)

O resultado definitivo da dermolipectomia é atingido após seis meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Dermolipectomia da coxa

O resultado definitivo da dermolipectomia é atingido após seis meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Prótese de glúteo (gluteoplastia de aumento)

O resultado em relação ao formato já é bastante evidente no pós-operatório. Durante os primeiros dois meses, há a redução do inchaço e a cicatrização ganha força. O resultado definitivo da gluteoplastia de aumento se dá após os seis meses, devido ao amadurecimento da cicatriz.

Otoplastia (correção das orelhas em abano)

Logo após a otoplastia, a orelha já se encontra praticamente com o formato final, porém há inchaço e roxidão que regridem em até 21 dias. A cicatriz leva seis meses para amadurecer.

Lifting facial ou ritidoplastia (cirurgia da face)

O resultado definitivo é alcançado com seis meses, pois esse é o tempo que leva para a cicatriz amadurecer.

Cirurgia das pálpebras (blefaroplastia)

Em geral, toda cirurgia plástica leva seis meses para vermos o resultado definitivo, pois é o tempo necessário para o amadurecimento da cicatriz. No caso das blefaroplastias, 80% do resultado pode ser alcançado antes, após três meses.

Postado por: Claudia Moraes

veja também