Quantidade de açúcar e calorias no suco e no néctar é quase a mesma

Quantidade de açúcar e calorias no suco e no néctar é quase a mesma

Atualizado: Segunda-feira, 4 Abril de 2011 as 9:31

o Oengenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues falou sobre sucos em pó, que podem ser enriquecidos com vitaminas ou minerais.

Ele não acredita que um consumo moderado desses produtos traga problemas à saúde. O equívoco é trocar os sucos de fruta naturais por esse outro tipo com frequência e volume além dos recomendados.

A quantidade de açúcar e de calorias no suco e no néctar é praticamente a mesma, disse Guilherme. Isso porque o açúcar da fruta, chamado de frutose, engorda igual ao adicionado, a sacarose, que vem da cana. Por isso, o especialista sugere que o consumidor leia o rótulo e veja a quantidade de carboidratos na tabela nutricional. O que muda entre suco e néctar é a presença de vitaminas, mais abundantes no primeiro.

Segundo o Guilherme, é difícil comparar sucos de fruta com os de soja, pois pertencem a categorias diferentes. Embora tenham um sabor parecido, apresentam propostas nutricionais distintas. Nos de fruta, predomina a vitamina C.

O suco não deve ficar mais de dois ou três dias na geladeira depois de preparado ou aberto, por uma questão de segurança alimentar, explicou o engenheiro. Depois desse prazo, o produto fica azedo e impróprio para o consumo. Já o de polpa, após ser batido, deve ser ingerido imediatamente.

A perda de vitamina C é acelerada quando os sucos são batidos no liquidificador, por um processo de oxidação. Mas essa perda, ainda assim, não significa nada: um suco de goiaba, morango ou acerola contém cerca de 6 ou 7 vezes a quantidade de vitamina C necessária por dia.

Guilherme falou, ainda, que não se deve coar os sucos, porque aí a pessoa joga fora toda a fibra. O ideal é tomar os sucos in natura, mas esse consumo não substitui o da fruta. Além disso, o especialista que trocar refrigerantes por sucos de caixinha depende se o indivíduo tem ou não problemas de peso. Beber um copo de um ou outro, de acordo com ele, não danifica a dieta de alguém que está em dia com a balança.

Além disso, o engenheiro esclareceu que a quantidade de vitamina C na acerola é muitas vezes superior à da laranja. Ele recomendou variar os dois tipos de suco, por isso ser mais gostoso e saudável. Guilherme disse, ainda, que a vitamina C só causa pedras nos rins em quantidades excessivamente grandes.

Por fim, ele falou que quem não tem problemas de estômago pode tomar sucos cítricos normalmente, mas os que apresentam problemas como gastrite devem procurar orientação  médica.

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