Quanto tempo preciso dormir?

Quanto tempo preciso dormir?

Atualizado: Quarta-feira, 26 Outubro de 2011 as 1:14

Para recarregar as energias e encarar o dia-a-dia se sentindo descansada, ter uma boa noite de sono é o melhor remédio. Dormir é uma necessidade, é um momento fundamental para relaxar o corpo e a mente.

Mas quanto tempo é preciso dormir para não sofrer com os efeitos da falta de sono? De acordo com alguns especialistas, é preciso dormir pelo menos até oito horas por noite. Tudo para manter uma boa saúde e evitar a fadiga ao longo do dia.

Para quem dorme bastante e mesmo assim acorda cansado, o tempo de sono recomendado por especialistas parece não ser suficiente. São pessoas que precisam dormir de dez a onze horas por noite.

Por outro lado, há quem consiga acordar se sentindo descansada com apenas cinco ou seis horas de sono.

Portanto, cada um sabe a sua necessidade e quanto tempo precisa dormir para evitar a indisposição no outro dia e poder encarar as suas obrigações sem aquela aparência de que teve uma noite mal dormida, bocejando minuto a minuto.

A falta de sono causa efeitos como o cansaço, mau humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração e perda de memória. Além de prejudicar a saúde, dormir mal também interfere no bem-estar.

Dicas para dormir bem

Tenha sempre o hábito de ir para a cama no mesmo horário; Nos dias em que se sentir muito cansada, deite mais cedo para compensar com algumas horas a mais de sono; Ao deitar, procure uma posição confortável na cama; Na hora de dormir, esqueça os problemas e preocupações; Evite o consumo de bebidas alcoólicas e que contêm cafeína horas antes de dormir; Procure fazer programas mais tranquilos antes de deitar; Dormir 15 minutos durante o dia parece pouco, mas é tempo suficiente para relaxar a mente e aliviar um pouco o cansaço. Tirar uma soneca também faz bem para a memória, dá mais disposição e energia, principalmente para os grandes dormidores.

veja também