Quatro alimentos proibidos para crianças

Quatro alimentos proibidos para crianças

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 9:23

A cada dia a obesidade afeta mais crianças no Brasil e no mundo. A falta de tempo dos pais explica em parte a entrada dos alimentos processados, fritos e doces no cardápio das crianças, ajudando a causar a problema. A fórmula de adicionar legumes, frutas e verduras à dieta dos filhos é sempre repetida pelos especialistas, mas ainda assim há quem não dê a importância devida ou opte pelo mais fácil. Assim sendo, o nutrólogo cearense Cássio Valdares elaborou uma lista de alimentos que ela considera “proibidos para crianças”. O médico não deixa por menos: “são alimentos que podem ser considerados venenos”.

Valdares é categórico ao afirmar que a boa alimentação faz parte da educação e que, como as crianças estão em fase de crescimento, dar a elas a comida errada pode chegar a atrapalhar seu desenvolvimento.

Confira abaixo os alimentos que o nutrólogo condena mais severamente e algumas alternativas saudáveis sugeridas por ele.

Nuggets (frango empanado)

Esses pedaçinhos de frango parecem inocentes e estão entre os alimentos mais populares entre as crianças. Mas, conforme explica Cássio, os nuggets contêm muita gordura, sódio e açúcar em sua composição. “Além disso, no processamento a carne do frango geralmente é misturada com pele e outras partes menos saudáveis”, ele acrescenta. Alternativa saudável: Sirva peito de frango cortado em tiras, acompanhado por um molho de iogurte natural, mostarda e mel.

Cereais açucarados

Muitos pais compram cereais acreditando que estas são opções saudáveis para os seus filhos. Para o médico, é importante saber ver o que está escondido nas caixas de cereais. A maioria deles está repleta de açúcar e gordura. “Esses produtos têm calorias vazias, ou seja, muitas calorias para poucos nutrientes”, explica o médico. Alternativa saudável: Fique atento às embalagens e prefira cereais com poucas gorduras e que sejam ricos em fibras. Evite os que possuem gorduras hidrogenadas, corantes artificiais e conservantes químicos.

Cachorro quente

Crianças adoram este tipo de sanduíche. Mas, segundo o médico, se trata de uma verdadeira bomba de ingredientes que fazem mal às crianças. “As salsichas geralmente são repletas de sódio, corantes artificiais, gorduras, além de substâncias cancerígenas”, comenta. Alternativa saudável: Prefira os sanduíches com carnes não processadas como peru, frango e atum. Se for fazer cachorro quente em casa, preste rigorosa atenção ao que dizem as embalagens de salsichas.

Batata-frita

É difícil encontrar uma criança que não goste delas. No entanto, o médico diz que, além das calorias, as batatas compradas na rua têm muito mais sal do que o recomendado. “As batatas também, quando submetidas à altas temperaturas, podem apresentar acrilamida, uma substância tóxica que pode causar alergias e até câncer”. Alternativa saudável: Vegetais cortados em palitos são ótimos substitutos das batatas. Você pode fazer molhos saudáveis como marinara ou à base de iogurte para acompanhar.

veja também