Quatro grávidas morrem pela gripe A no AM e MA

Quatro grávidas morrem pela gripe A no AM e MA

Atualizado: Quinta-feira, 25 Março de 2010 as 12

Os Estados do Amazonas e do Maranhão confirmaram nesta quarta-feira que as mortes de quatro mulheres grávidas ocorreram devido ao vírus da gripe A (H1N1) --a gripe suína.

Em Manaus, uma mulher grávida de sete meses morreu na terça. O bebê sobreviveu e está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em estado grave.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a mulher sentiu os primeiros sintomas no dia 3 de março, mas só procurou os médicos no dia 13, quando foi internada.

Esta foi a quinta morte provocada pela doença neste ano no Estado. Outros oito casos foram confirmados e há ainda 17 registros suspeitos que aguardam resultado laboratorial.

No Maranhão, foram confirmadas hoje as mortes de três grávidas que haviam contraído a doença. Todas morreram neste mês.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, dois bebês sobreviveram. O parto da outra mulher não chegou a ser feito, porque ela tinha pouco tempo de gestação. Outras cinco mortes de gestantes estão sendo investigadas no Estado.

No Piauí, quatro gestantes com suspeita de ter contraído a doença morreram na última semana. Na segunda-feira, o Estado decretou situação de emergência devido à gripe A.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também