MENU

Saúde

Que produtos posso usar na gravidez?

Que produtos posso usar na gravidez?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

A gravidez é um momento na vida em que todo cuidado é pouco para que o seu bebê nasça saudável; por isso é necessário abrir mão de alguns produtos e cuidados de beleza e ter precaução com artigos de limpeza.

De acordo com a dermatologista Mônica Felici, da Clínica Dicorp, são proibidos todos os produtos que contenham ácido retinóico (usado para combater o envelhecimento da pele), pois podem causar má-formação do feto.

"As tinturas de cabelos devem ser evitadas por conter chumbo no pigmento, o que pode intoxicar e causar danos ao feto", explica.

Não só as tinturas podem prejudicar o desenvolvimento do seu filho ainda na barriga; os xampus com coloração também não são recomendados. As escovas progressivas, e similares, que contêm formol, também devem ser evitadas.

"Já os cremes de massagem capilar e xampu antiqueda podem ser usados", afirma a médica. A especialista recomenda abusar dos hidratantes, óleos e filtros solares para evitar o aparecimento de estrias. Além disso, a gestante deve ir a um dermatologista para cuidar da pele e procurar um nutricionista para controlar o ganho de peso.

Outros tratamentos

- Quem é adepta da depilação, tanto com cera quanto a laser, deve deixar de lado esse procedimento durante a gravidez, segundo a Drª Mônica Felici. A cera pode proporcionar uma tendência maior de foliculite (inflamação do pêlo na região depilada) e sensibilidade; quanto à depilação a laser, ainda não há estudos que informem seu efeito no feto. O melhor nessa época é usar a lâmina de barbear.

- Antes de fazer qualquer peeling, é necessário uma visita ao dermatologista. "Existem produtos com formulação mais suave e que podem ser usados pelas gestantes", explica a dermatologista.

- Já a drenagem linfática, tratamento para evitar a retenção de líquidos e celulite, "só deve ser feito depois do terceiro trimestre de gestação".

- O botox também não é recomendado por não haver pesquisa sobre os efeitos do produto no feto.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições