Quimioterapia durante inverno pode dar sensação de formigamento

Quimioterapia durante inverno pode dar sensação de formigamento

Atualizado: Segunda-feira, 4 Julho de 2011 as 11:32

Alguns tipos de quimioterápicos potencializam a sensibilidade de quem está sob tratamento oncológico durante o inverno. O alerta vem do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de SP), nesta sexta-feira.

As baixas temperaturas podem acentuar a sensibilidade ao frio, levando a uma sensação de formigamento ou choque principalmente nas mãos e nos pés.

"O mais importante é saber que essas alterações são comuns e reversíveis. Assim que o tratamento termina, os pacientes recuperam a sensibilidade", diz a coordenadora de Oncologia Clínica do instituto, Maria Pilar.

O efeito colateral pode ser amenizado com a adoção de algumas medidas simples.

Além de reforçar o uso de roupas e acessórios para manter o paciente aquecido, aconselha-se o consumo de bebidas quentes.    

veja também