Quinoa: Uma maneira saudável de consumir carboidrato

Quinoa: Uma maneira saudável de consumir carboidrato

Atualizado: Terça-feira, 27 Outubro de 2009 as 12

Quer emagrecer? Fique longe dos carboidratos! Esta é uma velha e verdadeira história. Arroz, pães, massas... Sem dúvida, estas delícias são grandes rivais da nossa boa forma. É claro que você não precisa eliminá-los de vez das suas refeições, mas evitá-los é sempre uma boa opção.

Já que é assim, que tal substituí-los por um supercereal? Ao invés de arroz, por exemplo, coma quinoa. ?Apesar de ser cultivado há mais de 10 mil anos, este cereal só começou a ser valorizado no século XX, exatamente pelo eu valor nutricional?, destaca a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Segundo ela, a inclusão da quinoa no nosso cardápio faz com que o consumo do carboidrato, nutriente essencial à nossa saúde, seja feito de uma maneira mais saudável: ?A quinoa é um cereal rico em proteína, que ajuda na formação de massa muscular. Ou seja, tem o mesmo papel que os outros alimentos ricos em carboidrato, porém, com uma diferença: Ao invés de engordar, ela ajuda na perda de peso?.

Os benefícios não param por aí! A quinoa é rica em vitaminas e minerais importantes para o funcionamento adequando do nosso corpo. Até mesmo quando o assunto é beleza, ela pode fazer a diferença. ?O supercereal contém antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. O cálcio garante a saúde óssea. O ferro nos deixa longe da anemia, que dentre outras coisas, causa cansaço extremo, atrapalhando a prática de atividades físicas. O magnésio é importante na contração muscular, sendo também importante para quem faz exercícios?, ressalta a Nutricionista.

E para quem não pode comer glúten, a boa notícia! A quinoa não contém esta substancia. Vale lembrar que ela pode ser preparada de diversas maneiras. Você pode cozinhá-la e consumi-la no lugar do arroz, usá-la como um ingrediente da sua sopa e até mesmo na salada. A farinha de quinoa pode ser adicionada a frutas ou na confecção de pães, bolos e biscoitos.

Informações nutricionais (por 100 g do grão de quinoa cru)

Calorias: 347

Carboidratos: 60 g

Colesterol: 0 g

Gorduras: 5,7 g

Fibras: 5 g

Proteínas: 15 g

Vitaminas: C e E

Sais minerais: cálcio, ferro e magnésio

Postado por: Felipe Pinheiro

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