Receitas contra a ansiedade e as tensões

Receitas contra a ansiedade e as tensões

Atualizado: Sexta-feira, 16 Maio de 2008 as 12

Myrian Rosário

Trânsito, excesso de trabalho, pressões e responsabilidades podem deixar qualquer um à beira de um ataque de nervos. Além da oração e dos preciosos momentos de relax, a receita para uma vida mais tranqüila, sem ansiedade nem tensões, também está em ingerir alguns alimentos saborosos e com propriedades relaxantes. "Desde os tempos da vovó, o chazinho de camomila é conhecido como um poderoso calmante", declara a nutricionista Marília Fernandes. "O que pouca gente sabe é que existem vários outros ítens da nossa dieta diária que podem ajudar a manter o equilíbrio emocional e a energia".

Antes de tudo, Marília reforça a indicação de beber dois litros de água por dia. "Á água é um agente purificador, que ajuda a eliminar as substâncias produzidas pelo estresse que circulam no organismo", ressalta. Veja quais são os alimentos que não podem faltar na sua mesa de acordo com os diferentes sintomas:

Nervosismo: além do chazinho de camomila, uma refeição composta por uma boa massa com molho de manjericão acompanhada por um suco de maracujá pode ajudar a resolver o problema. O manjericão possui óleos essenciais calmantes e o sódio presente no maracujá é um nutriente essencial para as contrações musculares. Outras opções são azeitona, molho de soja e anchova, todos ricos em sódio. Irritabilidade: leites, iogurtes e derivados. O Cálcio e o Triptofano presentes nesses alimentos ajudam a manter o bom humor. Ansiedade: folhas verdes escuras e gérmen de trigo são ricos em Magnésio, mineral que tem função complementar às funções do Cálcio.

veja também