Remédio para diabetes é usado contra câncer de pulmão

Remédio para diabetes é usado contra câncer de pulmão

Atualizado: Quinta-feira, 2 Setembro de 2010 as 8:25

O remédio metformina, usado no tratamento do diabetes, reduziu singificativamente a frequência do câncer de pulmão em ratos de laboratório que foram expostos à nicotina. Essa é a conclusão de um estudo publicado nesta quarta-feira (1º) pela Associação para a Pesquisa do Câncer, nos Estados Unidos.

Durante o estudo, os cientistas dividiram as cobaias em dois grupos: um recebeu a droga via oral, enquanto o outro recebeu via injeção.As cobaias do primeiro grupo registraram um índice entre 40% e 50% a menos de tumores. Já os que foram tratados com injeção, o risco de câncer caiu 72%.

Os cientistas americanos demonstaram que a metformina ativa uma enzima que é capaz de neutralizar uma proteína chamada mTOR. Segundo o médico e autor da pesquisa Philip Dennis, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, essa proteína tem um papel-chave no crescimento e sobrevivência das células do câncer de pulmão.

Agora estão previstos testes clínicos para determinar se o medicamento contra diabetes pode ser utilizado como quimiopreventivo para os fumantes com alto risco de desenvolver câncer de pulmão.

De acordo com o médico Jeffrey Engelman, diretor do Centro de Pesquisa sobre o Câncer do Hospital Geral de Massachusetts, durante a pesquisa com ratos, os investigadores controlaram cuidadosamente a glucose, "o que sugere que o efeito da metformina pode ser observado além da população diabética".

O câncer de pulmão é o mais mortal de todos os tipos de câncer e o que mais se expande no mundo, com mais de 12 milhões de casos novos a cada ano, e uma mortalidade anual de cerca de 8 milhões de pessoas.

veja também