Remédio para hipertensão pode diminuir risco de Alzheimer

Remédio para hipertensão pode diminuir risco de Alzheimer

Atualizado: Terça-feira, 19 Janeiro de 2010 as 12

No title Um pesquisa da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, sugere que remédios para hipertensão podem estar associados a uma significativa diminuição nos riscos de se desenvolver Alzheimer e outras doenças mentais.

A pesquisa, liderada pelo médico Benjamin Wolozin, envolveu mais de 800.000 pacientes, todos na faixa dos 65 anos. Os especialistas compararam as pessoas que eram tratadas com bloqueadores de receptores da angiotensina (ARBs), utilizados no controle da pressão arterial, a outros dois grupos: pacientes medicados com drogas conhecidas como inibidores da enzima conversora (ACE) e pessoas tratadas com remédios cardiovasculares.

Após quatro anos, os pacientes medicados com os bloqueadores de receptores da angiotensina eram 20% menos propensos a desenvolverem o Alzheimer do que as pessoas que tomaram os ACE. Esse grupo ainda tinha 25% menos chances de ter uma doença mental do que os pacientes tratados com outros medicamentos.

Apesar dos resultados positivos, ainda não existem dados seguros sobre a eficácia desses remédios na prevenção do Alzheimer ou outras doenças mentais. O objetivo dos médicos, agora, é realizar uma pesquisa similar envolvendo mais pacientes do sexo feminino e pessoas de outras etnias. O estudo foi publicado na versão on-line do British Medical Journal.

veja também