Reverta os malefícios do cigarro

Reverta os malefícios do cigarro

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 8:09

Eliminar o vício em nicotina não é fácil. Mas vale a pena. A cada ano sem cigarro, você reduz sua probabilidade de doença cardíaca, problemas respiratórios graves e cânceres de pulmão, boca, garganta, esôfago, bexiga e possivelmente de pâncreas também. 

Os benefícios totais da ausência do cigarro levam anos para serem obtidos, mas algumas melhorias são mais rápidas. Seu risco de doença cardíaca cai 50% em um ano após deixar o hábito, mas seus riscos de doença cardíaca e AVC só cairão ao nível de alguém que nunca fumou após 15 anos. 

Para câncer de pulmão, após dez anos sem cigarro, seu risco de desenvolver a doença será de aproximadamente 1/3 ou metade do risco daqueles que continuam a fumar. Em 20 anos, ele diminui para quase o mesmo nível de alguém que nunca fumou.

Boa notícia: se tomar outras atitudes para melhorar sua saúde, como se alimentar de maneira mais equilibrada e praticar exercícios físicos, você pode acelerar o processo de recuperação e ter uma imunidade ainda maior contra as doenças mais relacionadas ao fumo. 

veja também