Ribeirão Preto (SP) vai distribuir panfleto contra gripe suína em ônibus

Ribeirão Preto (SP) vai distribuir panfleto contra gripe suína em ônibus

Atualizado: Quinta-feira, 23 Julho de 2009 as 12

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) vai distribuir panfletos e afixar cartazes com informações sobre a gripe suína nas unidades de saúde da cidade e em ônibus urbanos.

"O material está sendo impresso e deverá ser distribuído a partir de hoje", disse Ana Alice de Castro e Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica da cidade.

A distribuição é mais uma medida de prevenção contra a nova gripe. Desde o início desta semana, os profissionais das UBDSs (Unidades Básicas Distritais de Saúde), das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e da rede particular estão usando máscaras de proteção para fazer atendimentos de qualquer tipo, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

As máscaras utilizadas são as cirúrgicas. A prefeitura tem 76 mil unidades em estoque.

"É um cuidado maior que tivemos. A cidade está mobilizada, mas não há motivo para alarde, porque a situação está sob controle", afirmou Wadis Gomes da Silva, diretor do Departamento de Atenção à Saúde da Pessoa.

Durante esta semana, a secretaria promoveu reuniões com profissionais da área da Saúde para dar orientações sobre os procedimentos em relação aos pacientes. Estão sendo notificados e tratados somente casos graves da doença. Pessoas com sintomas leves e moderados farão tratamento em casa e não vão ter material recolhido para exame.

"A prioridade é atender casos graves porque o vírus circula no país. Por isso, o paciente deve ser bem orientado e receber o tratamento em casa", afirmou Ana Alice. Ribeirão tem 14 casos confirmados da doença e três suspeitos.

veja também