Rio começa a triar pacientes da gripe por telefone e na web

Rio começa a triar pacientes da gripe por telefone e na web

Atualizado: Segunda-feira, 27 Julho de 2009 as 12

Começam a funcionar nesta segunda-feira, 27 de juhlo, no estado do Rio um 0800 e um site para fazer uma triagem com pacientes suspeitos de estar com a nova gripe. Além dos sistemas virtuais, serão, ao todo, 17 centros de acolhimento da doença.

A ideia, segundo as autoridades, é evitar que pessoas que tenham apenas resfriados se contaminem ao procurar emergências e unidades públicas de atendimento.

Como acessar

O número do telefone gratuito é 0800 28 10 100. Integrado com a rede do Samu, o atendimento será feito com um reforço de 120 profissionais, todos os dias, das 6h às 23h30.

Para acessar o site, o enderço é www.riocontragripea.rj.gov.br . Lá, é possível avaliar seus sintomas e descobrir como proceder, além de ter informações sobre a doença. Profissionais de saúde também poderão usar o site para participar de chats e tirar dúvidas sobre diagnósticos

Tanto via telefone, como através da internet, os pacientes vão responder a perguntas sobre os sintomas que possam estar apresentando da doença e serão aconselhados ao repouso ou a uma das unidades de atendimento, dependendo de sua gravidade.

Confira lista das unidades

- Complexo de atendimento à saúde de Manguinhos;

- Hospital Albert Schweitzer, Realengo;

- Hospital do Andaraí

- Hospital Azevedo Lima, em Niterói;

- Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá;

- Hospital Geral de Bonsucesso

- Hospital Getúlio Vargas, na Penha;

- Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca;

- Hospital Miguel Couto, no Leblon;

- Hospital Souza Aguiar, no Centro;

- Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão;

- Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel;

- UPA de Bangu

- UPA de Campo Grande

- UPA da Tijuca

- UPA de Santa Cruz

- Quartel do Corpo de Bombeiros no Méier

Baixada terá tendas

São João de Meriti, na Baixada Fluminense, também decidiu intensificar o combate à gripe suína. Ainda não há casos confirmados no município, mas 15 tendas vão funcionar a partir desta segunda, das 8h às 13h, para fazer a triagem de pacientes com suspeita da doença.

As tendas vão ficar em Jardim Metrópole, éden, Venda Velha, Vila Rosali, Agostinho Porto, Tomazinho, Jardim Meriti, Coelho da Rocha, Vilar dos Teles, Centro, e na Rodovia Presidente Dutra, no Shopping Grande Rio.

Casos no Rio e no país

Ao todo, já são cinco o número de óbitos pelo vírus Influenza A no estado do Rio. O primeiro caso foi o de uma mulher de 37 anos, que faleceu dia 13 de julho.

Oficialmente, até agora são 29 óbitos no país, de acordo com os dados do ministério da manhã de sexta-feira, dia 24 de julho. Na sexta à tarde, o estado de São Paulo informou mais quatro casos e o Rio Grande do Sul, mais cinco. Com isso, o total de mortos chegaria a 38.

veja também