Risco de doença do coração aumenta em mulheres com menopausa precoce

Risco de doença do coração aumenta em mulheres com menopausa precoce

Atualizado: Terça-feira, 22 Junho de 2010 as 11:41

As mulheres que chegam à menopausa ainda jovens possuem mais que o dobro de chances de desenvolverem uma doença cardiovascular, uma crise cardíaca ou um derrame cerebral durante a vida, anuncia um estudo publicado nesta segunda-feira (21).

Os autores da pesquisa consideram que a menopausa é precoce quando ocorre antes dos 46 anos de maneira natural ou após uma operação para a retirada dos ovários. Quem faz o alerta é a médica Melissa Wellons, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, principal autora do estudo apresentado na 92ª conferência anual da Sociedade de Endocrinologia, reunida no último fim de semana em San Diego, na California.

- É importante que as mulheres saibam que uma menopausa precoce é um fator potencial de risco de doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade entre as americanas. As mulheres que chegam à menopausa ainda jovens podem atuar mais energicamente para minimizar outros fatores de risco cardiovascular, como uma taxa de colesterol alta e hipertensão, fazendo exercícios físicos e adotando um regime alimentar saudável.

O estudo foi realizado com um grupo de 2.500 mulheres de diferentes etnias entre os 45 e os 84 anos. Cerca de 28% do total teve uma menopausa prematura.

veja também