Risco de morrer do coração cai muito depois que jovem emagrece

Risco de morrer do coração cai muito depois que jovem emagrece

Atualizado: Sexta-feira, 28 Outubro de 2011 as 10:11

Jovens que estão com sobrepeso ou estão obesos têm maior probabilidade de morrer de doença cardíaca, de acordo com um estudo que monitorou quase 19 mil homens a partir de 18 anos por mais de 50 anos. Mas Lee Min, da Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston (EUA), diz que os jovens que estão acima do peso podem reduzir esses riscos cardíacos emagrecendo.

No estudo, os pesquisadores coletaram dados de exames de rotina de estudantes de Harvard, que incluíam medidas de peso e altura. Depois, eles analisaram informações sobre pessoas que estavam nesse catálogo e morreram e descobriram que cerca de 11% dos homens morreram de doenças cardíacas.

Comparado com peso normal, homens de meia idade tinham 25% mais chances de morrer de doenças cardíacas se estivessem acima do peso e 60% se forem obesos.

No entanto, o risco cardíaco causado pelo excesso de peso desapareceu nos homens que não estavam mais gordos. Muitas vezes, "jovens adultos obesos tornam-se obesos adultos de meia idade", diz Lee.

- No entanto, se você é capaz de perder peso, quando você chegar ao peso normal, o risco você quando era jovem desaparece.

Stephen Kritchevsky, que estudou a perda de peso em adultos no Centro Médico Batista de Wake Forest, na Carolina do Norte, concordou.

- Pelo menos na meia idade, independentemente do seu histórico de vida, é provável que seja útil para a sua saúde tentar perder peso.

A equipe de Lee observou que os resultados podem não se aplicar às mulheres, já que não foram incluídos no estudo.

veja também