RS confirma primeira morte por gripe suína neste ano

RS confirma primeira morte por gripe suína neste ano

Atualizado: Quarta-feira, 8 Junho de 2011 as 4:52

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul confirma a primeira morte por Influenza A H1N1no Estado em 2011. Já foram notificados 87 casos suspeitos da doença, com três confirmados. A vítima é uma mulher de 48 anos, residente em Anta Gorda, que iniciou com sintomas gripais dia 29 de maio, Internada no dia 1º, ela morreu na última segunda-feira (06). O caso está sendo investigado e todas as medidas necessárias foram desenvolvidas, informa a Secretaria, que acrescenta que a situação está sob controle no Estado.

A orientação é para a população a manter as medidas de prevenção como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, como febre, tosse e dores no corpo. A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana.

Também é importante manter os ambientes limpos e ventilados, especialmente os úmidos e frios, pois favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com água e sabão e, quando possível, com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas. Em caso de sintomas compatíveis com a doença, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo.

Os integrantes dos grupos de risco - gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde - que ainda não se vacinaram, devem buscar imunização    

veja também