Saiba como escolher um bom protetor solar

Saiba como escolher um bom protetor solar

Atualizado: Quinta-feira, 25 Fevereiro de 2010 as 12

A primeira coisa é ter certeza do tipo de produto que você quer. Protetor solar ou bloqueador? O primeiro tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (que no rótulo aparecem descritos como UVA e/ou UVB) na pele. Já do bloqueador solar espera-se a função de uma espécie de filtro, que impeça a penetração dos raios UVA e UVB na pele.

Não se confunda: esses produtos são completamente diferentes dos bronzeadores, que são formulações que estimulam a pigmentação da pele, mas que em geral têm baixíssimo fator de proteção solar - o famoso FPS.

A proteção contra os raios UVB (que são cancerígenos e apresentam incidência cada vez maior devido à destruição da camada de ozônio) e o FPS são informações que devem obrigatoriamente fazer parte do rótulo dos produtos, segundo regras da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As pessoas que costumam ter um bronzeado sem vermelhidão e têm a pele mais morena podem usar no dia a dia produtos com fator de proteção UVB de no mínimo 30, segundo a Dra. Selma Cernea, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo e coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Dê preferência a produtos que, além do FPS, apresentem proteção contra os raios UVA, que atingem as camadas mais profundas da pele.

Pessoas de pele branca, com sardas, cabelos loiros ou ruivos devem procurar produtos com FPS acima de 30 e mais gordurosos - eles ficam mais tempo na pele.

Segundo a médica, uma boa dica são os produtos em spray, que podem ser espalhados com mais facilidade na pele do corpo.

Isso tudo vale para o corpo. Para o rosto, é preciso procurar um produto específico para cada tipo de pele. As oleosas precisam de loções aquosas ou à base de gel, enquanto as secas podem apostar nos cremes.

Selma lembra que o filtro solar é apenas um dos agentes no combate aos malefícios causados pelo sol.

- É indispensável que o uso do produto seja acompanhado por chapéu, camiseta, sombra e a exposição ao sol na hora certa (antes das 10h e depois das 16). 

Por Rebeca de Moraes

veja também