MENU

Saúde

Saiba como evitar situações constrangedoras

Saiba como evitar situações constrangedoras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Existem diversas coisas que podem nos fazer passar por situações extremamente embaraçosas, como a barriga que não para de fazer barulhos ou o temido mau hálito. Para se livrar de vez desses incômodos que queimam sua imagem especialmente naquelas horas que não devia, confira nossas dicas sobre 6 problemas mais comuns e siga as sugestões.

1 – Ronco na barriga

Causa O seu estômago pode fazer barulhos tanto quando está vazio por muito tempo quanto quando está processando a comida que acabou de ingerir. Isto ocorre devido aos movimentos que o estômago faz, chamados de movimentos peristálticos.

Solução Para evitar o barulho na barriga, faça pequenas refeições evitando ficar com o estômago vazio por muito tempo e sem enchê-lo demais de uma vez só. Lembre-se que o ideal é fazer de cinco a seis refeições diárias e não apenas três refeições com uma quantidade enorme de alimentos.

Porém, se isso não bastar, talvez você deva procurar um médico para verificar se não tem algum problema gastrointestinal.

2 – Halitose

Causa Uma das causas do mau hálito é a falta de escovação da língua. O vício do cigarro e problemas como sinusite também podem te deixar com bafo de leão. E ainda, ficar sem comer ou ingerir alimentos como cebola e alho exageradamente também podem causar mau cheiro na boca.

Solução Procure eliminar as causas do mau hálito citadas acima. Por exemplo, fume menos e não passe longos períodos sem comer. Você pode também incluir a salsa na alimentação, porque ela contém clorofila, substância responsável por amenizar o mau cheiro.

3 – Flato vaginal

Causa Durante a relação sexual, um pouco de ar pode entrar na vagina e causar os flatos vaginais, os quais geralmente não possuem odor. Como a vagina não possui esfíncter, não é possível controlar a saída desse ar e ele acaba escapando assim que a musculatura relaxa.

Solução Para fugir dos gases vaginais, você pode evitar algumas posições que deixam entrar mais ar na vagina, como a posição de quatro e qualquer outra em que o pênis saia e entre quase totalmente ou totalmente da vagina. Mas, se acontecer durante a relação, não fique com vergonha. Encare isso com bom humor e continue o que estava fazendo!

4 – Flatulência

Causa O problema de gases intestinais pode estar ligado a fatores como ingestão excessiva de fibras, má digestão de determinados alimentos, alto consumo de bebidas com gás ou intolerância a lactose ou glúten.

Solução Para diminuir as flatulências, consuma menos bebidas com gás, menos fibras e não exagere na ingestão de alimentos como feijão, couve, leite, ovos e cebola. E para dar uma ajudinha ao intestino, evitando os gases intestinais, beba chá de hortelã.

5 – Arrotos

Causa Os arrotos, aqueles sem querer, são causados por vários fatores que muitas vezes nem imaginamos. Entre as causas do arroto estão, comer rápido demais, o ar ingerido junto com a comida ou bebida, beber com canudinho e usar gomas de mascar.

Solução Para que você não passe vergonha com aquele arroto indesejável que pode escapar a qualquer momento, coma sem pressa e não fique falando muito enquanto mastiga. Evite também alimentos que possam causar mais fermentação no estômago, como leite e frituras.

6 – Hiperidrose

Causa A transpiração em excesso é mais comum do que se imagina. Ela pode acontecer por fatores genéticos, pelas altas temperaturas ou ainda pela hiperestimulação das glândulas que eliminam o suor.

Solução Dependendo do caso, você pode recorrer á cirurgia chamada simpatectomia torácica, que corta a ação dos nervos responsáveis pelo suor excessivo. Outra opção é aplicar botox na região onde há transpiração em excesso. Os casos menos graves podem contar com formas mais simples de diminuir o incômodo. Entre elas estão, usar roupas que deixem a pele respirar melhor, evitar ambientes muito quentes e fechados, usar sapatos que deixem os pés respirar e usar um bom antitranspirante.

Agora você já sabe como não passar vergonha evitando estas situações embraçosas, então siga as dicas e não faça feio quando estiver em locais públicos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições