Saiba como incluir a quinoa em suas refeições diárias, garantindo uma vida saudável.

Quinoa: Um bem precioso

Atualizado: Quinta-feira, 18 Abril de 2013 as 2:38

 

Alimentação é algo que deve ser levado a sério quando o assunto é saúde. Para garantir uma vida livre de doenças e mal estar, é preciso incluir alguns alimentos que garantem uma vida saudável, como a quinoa. Trata-se de uma fibra bastante consumida por vegetarianos, por conter fibras, cálcio e ferro, o que ajuda a enriquecer a dieta.
 
O nutrólogo Roberto Navarro, da  Associação Brasileira de Nutrologia, diz que, ão há uma recomendação certa para o consumo diário de quinoa, mas que duas colheres de sopa são o suficiente para trazer benefícios sem exceder nas calorias.
 
Para saber como incluir esse alimento nas refeições do dia, conheça as dicas a seguir:
 
Saladas: Pode ser usada para temperar em duas formas: a semente propriamente dita ou então na forma de farinha. "Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas, pois é um grão calórico (330 calorias em 100g)", diz o nutrólogo.
 
Em frutas ou leite: Pode ser acompanhado com um cereal matinal ou salada de frutas. "Essa é uma maneira de acrescentar mais proteínas, fibras e ferro ao seu café da manhã, nutrientes tão essenciais para o bom funcionamento do organismo", diz o nutricionista Adolfo.
 

Quinoa: Um bem precioso

Sopas: "Faça a receita normalmente e, quando o prato estiver pronto, acrescente a quinoa por cima", descreve o nutrólogo. É possível bater com os ingredientes da sopa.
 
Substitua a farinha de trigo: Feita por meio da trituração da semente, a farinha de quinoa contem todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. "Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos", diz o nutrólogo Roberto. "Ao trocar a farinha de trigo pela de quinoa, você está acrescentando ao prato diversos nutrientes que não aparecem (ou aparecem muito pouco) na farinha de trigo, como proteínas, cálcio, ferro e ômega 3." 
 
Iogurte: Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de quinoa contém 141 calorias. 
 
Em sucos: acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos sucos e vitaminas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem.
 
Após praticar atividade física: é indicada consumir a quinoa em lanches ou frutas, após os exercícios. Isso porque os carboidratos vão repor a energia perdida e as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos. 
 
Com informações de: Minha Vida

veja também