Saiba como substituir alguns alimentos para controlar diabetes

Saiba como substituir alguns alimentos para controlar diabetes

Atualizado: Terça-feira, 4 Fevereiro de 2014 as 10:38

Pessoas com diabetes devem se manter atentas sobre o que está consumindo. Alguns alimentos podem fazer toda a diferença para manter o problema sob controle. "Recomendamos trocar a farinha branca pela integral, por exemplo, porque as fibras desta segunda versão reduzem a absorção de gordura e controlam a glicemia", explica Katia Cristina Andrade, pesquisadora da área de nutrição humana e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Para quem acha que substituir os atuais alimentos pelos integrais, saiba que não é um sacrifício. Confira algumas substituições para controlar a diabetes sem susto.
 
Sucos
Um simples suco de laranja tem glicose suficiente para elevar a glicemia. Então, cuidado ao ingerir a bebida. Prefira a fruta.
 
Açúcar e mel
Eles têm sacarose, a vilã dos diabéticos. Prefira adoçantes como estévia e sucralose, que podem ser usados em sucos, chás, vitaminas e cafés. No preparo de doces, pães e biscoitos, use versões para forno e fogão.
 
diabete controladaArroz branco
Os carboidratos presentes neste alimento são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Prefira o arroz integral, que tem fibras e ainda prolonga a sensação de saciedade.
 
Cereais refinados
Mais uma vez, dê preferência aos integrais, porque retardam a absorção de glicose, facilitando o controle da glicemia. O farelo de aveia e a linhaça são boas opções para incrementar sucos e vitaminas.
 
Leite integral
Escolha o tipo desnatado, que contém a mesma quantidade de cálcio e menos gordura.
 
Industrializados
Evite refrigerantes e guloseimas, pois são ricos em sódio, substância que aumenta o risco de hipertensão. Prefira alimentos naturais, como frutas e legumes, que são uma boa fonte de fibras. Mas coma com moderação!
 
Excesso de gordura
Evite sobretudo as de origem animal, como a manteiga. Prefira azeite de oliva extravirgem e os óleos de linhaça e canola, mais saudáveis que o de soja.
 
Sal
Ele aumenta as chances de desenvolver pressão alta, um dos fatores de risco para o diabetes. Escolha temperos naturais, como alho e cebola, e invista em ervas (salsa, orégano, manjericão e alecrim) para dar mais sabor.
 
 
 
Com informações de: M de Mulher

veja também