Saiba a importância da vitamina D

A vitamina D

Atualizado: Terça-feira, 24 Janeiro de 2012 as 11:28

A vitamina D é conhecida como vitamina do sol, e por uma boa razão. Tomando sol por um período de 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia, seu corpo consegue produzir a vitamina e ainda se beneficiar dela.

Se você está se perguntando qual a importância da vitamina D, prepare-se para conhecer os diversos benefícios que ela oferece para todas as idades. O principal deles é estimular a absorção de cálcio e fósforo, minerais que auxiliam no crescimento e desenvolvimento corretos dos ossos e dentes.
 
Por isso, a vitamina D pode ser considerada uma grande aliada na prevenção da osteoporose. Além disso, controla se os minerais são depositados ou retirados dos ossos, evitando que fiquem moles ou fracos.
Outros benefícios da vitamina D são ajudar no combate à hipertensão e no controle de peso, diminuir os sintomas de algumas formas de artrite e, possivelmente, ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 1 em crianças.

A vitamina D também desempenha um importante papel no funcionamento adequado da tireoide e na secreção de insulina pelo pâncreas. Atua no sistema imunológico, aumentando a funcionalidade das células responsáveis por destruir os invasores que tentam atacar o organismo.

Onde encontrar a vitamina D?

Apesar da exposição ao sol ser uma forma de obter a vitamina D, ela não é a única. Outra maneira é incluindo na dieta alimentos ricos em vitamina D. Conheça os principais deles e acrescente no seu cardápio diário:

· Leite;
· Iogurte;
· Ovos;
· Manteiga;
· Peixes (em especial, sardinha e o atum enlatado);
· Fígado de boi;
· Queijo cheddar;
· Óleo de fígado de peixe;
· Cereais fortificados com a vitamina.

Também é possível conseguir a quantidade diária ideal de vitamina D por meio de suplementos, mas sempre com acompanhamento médico e sem abusos.A superdosagem de vitamina D pode elevar os níveis de cálcio no sangue e na urina, provocando a formação de cálculos renais e calcificação das articulações.

veja também