Saiba o que realmente pode ficar no armário do banheiro

Confira o que realmente pode ficar no armário do banheiro

Atualizado: Terça-feira, 14 Fevereiro de 2012 as 2:04

Os tradicionais armários de remédio, que costumam ficar no banheiro e não guardam apenas remédios, não são seguros para todos os tipos de produto.

É que ficam expostos à umidade e ao calor. Quer saber o que pode guardar neles sem riscos? Então confira abaixo a lista, divulgada pelo site Health:

Perfume
Fragrâncias tendem a ter uma vida útil longa. "Muitas vezes, o óleo do perfume é dissolvido em álcool, para que dure por um longo tempo, mesmo em um ambiente úmido, como um armário de remédios", disse Philip Hagen, vice-presidente da divisão de medicina preventiva na Mayo Clinic, nos Estados Unidos.

Pinça, alicate e tesoura
Você acha realmente higiênico guardar tesourar, pinças e alicantes junto com bolas de algodão e cotonetes? "É melhor armazenar cada um em seu próprio recipiente plástico separado, para prevenir a propagação de germes e bactérias", aconselhou Hagen. O médico recomenda que esses utensílios sejam lavados com água e sabão antes e após o uso. Desinfete-os com álcool se perfurarem a pele ou entrarem em contato com sangue.

Escova de dente
É mais inteligente guardar a escova de dentes no armário de remédios do que deixá-las em um recipiente na pia, segundo Hagen. Embora demore um pouco mais para secar no armário, vai ser menos exposta aos germes que circulam no banheiro.

Remédios
Acredite ou não, o armário de remédios não é indicado para guardar remédios de uso esporádico. "É o pior lugar para guardar comprimidos por causa do calor e umidade, o que pode acelerar a deterioração e tornar os medicamentos menos eficazes", explicou o farmacologista Joe Graedon. Mantenha os medicamentos em locais frescos e secos, fora do alcance de crianças.

Creme para o rosto
Não há problemas em guardar cremes no armário, desde que bem tampados. "Produtos de uso tópico são bastante resistentes", contou o dermatologista Neal Schultz. Fique atento apenas à aparência do produto. "Se há qualquer alteração na cor, consistência ou cheiro,então ele não deve ser usado."

Pílula anticoncepcional
Deterioração não é um grande problema em relação às pílulas anticoncepcionais, segundo Graedon. É que geralmente vêm em uma embalagem que as mantêm seguras dos efeitos do calor e da umidade. Fora isso, são usadas regularmente e, portanto, não dá tempo de serem prejudicadas, assim como acontece com outros medicamentos de uso contínuo.

veja também