Saiba por que incluir frutas nas refeições diárias

Saiba por que incluir frutas nas refeições diárias

Atualizado: Quinta-feira, 23 Janeiro de 2014 as 6

Que as frutas são necessários para o bom funcionamento do organismo, todos já sabem. Mas elas realmente estão em nossas refeições? Essa é uma questão que deve ser analisada e observada em nosso dia a dia. 
Fontes de vitaminas e mineiras, deveriamos ao menos consumir três porções de frutas por dia.
 
Segundo as nutricionistas Amanda Epifanio Pereira e Daniela Cyrulin, do Centro Integrado de Terapia Nutricional de São Paulo, é possível incluir frutas em nossas alimentações e garantir mais saúde. Confira.
 
Prepare um suco!
Ao se alimentar em casa, no restaurante, tenha o hábito de ingerir suco para acompanhar suas refeições. 
 
alimentar-se de frutasFrutas nas refeições
Ricas em nutrientes e também deliciosas, as saladas que combinam frutas e verduras podem ser uma boa saída para aumentar o consumo diário desse alimento. Em alguns casos, a união pode até se complementar, como acontece com a couve verde e a laranja. "O ferro presente no vegetal só é absorvido na presença da vitamina C, encontrada na fruta", explica a nutricionista Amanda.
 
Ela também sugere incluir frutas logo no café da manhã. Nesse caso, não é preciso qualquer preparação especial para consumo, já que esse momento, em geral, precede algum compromisso. Se houver tempo, entretanto, pratos quentes mais rebuscados para o almoço ou jantar, como lombo agridoce com abacaxi, são uma ótima opção.
 
Leve uma fruta com você
"Transportar frutas para o trabalho deve ser encarado como um ato de cuidado com a saúde e com o corpo e não como um fardo ou sacrifício", critica Amanda. Afinal, a maioria das pessoas carrega dezenas de inutilidades em suas bolsas e mochilas.
 
Aproveite as variedades
É inevitável que, em algumas situações, você não tenha tempo de ir ao supermercado ou ainda não tenha se interessado a nenhuma oferta de fruta. Nem por isso você está fadado a passar o dia sem consumi-la. Uma alternativa são as frutas desidratadas. Embora industrializadas, elas também são ricas em nutrientes. Há diversas opções no mercado, como damasco, ameixa, abacaxi e banana.
 
Frutas da estação
Algumas frutas, como o morango e o caqui, não estão disponíveis o ano todo. A primeira é típica dos meses de junho e julho e o caqui é comum nos meses de maio e junho. Por isso, é importante ter em mente ou mesmo anotar o que é melhor em cada mês. "Frutas sazonais compradas fora de sua época podem desapontar o consumidor, fazendo com que ele não consuma esse alimento", explica a nutricionista Amanda.
 
Invista em vitaminas
A grande vantagem das frutas é que elas seguem a mesma lei que rege a nutrição: quanto maior a variedade, melhor. Assim, não tenha medo de criar combinações e misturar sabores com água, leite ou verduras. O único problema é que o alimento perde parte de suas fibras ao ser batido no liquidificador. Por isso, o consumo de frutas não deve ser limitado apenas às vitaminas. Fique atento também para não deixar a bebida muito tempo parada. Ela deve ser consumida imediatamente após o preparo.
 
Com informações de: MSN

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