Saiba quais as doenças mais comuns devido as mudanças de temperatura e as prevenções.

Mudanças de temperatura aumenta riscos de doenças

Atualizado: Quinta-feira, 11 Abril de 2013 as 3:30

 

As mudanças de temperatura e dias mais frios estão previstas com a chegada do outono, e logo mais o inverno. Devido a aproximação das estações mais frias do ano, a tendência de pessoas ficarem doentes aumenta. Sintomas como gripe, resfriado, amidalite, bronquite e até pneumonia, são comuns nessa época do ano, isso porque quando a defesa do organismo fica enfraquecida, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.
 
Algumas medidas simples devem ser adotadas, como uma dieta saudável, exercícios físicos e boas noites de sono, são extremamente importantes.
 

Mudanças de temperatura aumenta riscos de doenças

Mudanças bruscas de temperatura deixam as pessoas com a imunidade baixa, momento em que os vírus conseguem causar um processo inflamatório na mucosa, desenvolvendo gripes e resfriados. No caso de doenças causadas por bactérias, como a pneumonia, o início também é nessa fase, quando o organismo não consegue se defender por causa da mucosa inflamada. Nessa hora, as bactérias já existentes no corpo encontram um bom ambiente para se proliferarem e, por isso, a pessoa fica doente.
 
De acordo com a pediatra Ana Escobar, existe também a opção da vacina, que tem efetividade de mais de 90%. No próximo dia 15 de abril, a vacinação contra a gripe chega aos postos médicos direcionada a grupos de risco, como crianças menores de 2 anos, idosos com mais de 60 anos, indígenas, pessoas com diabetes, profissionais da saúde e gestantes – nesse último caso, a vacina é diferente e não causa reações adversas, além de proteger também o feto nos primeiros meses de vida.
 
Para evitar ficar de cama, devido a uma dor de garganta, é importante manter uma alimentação saudável, dormir bem, fazer atividade física e evitar alterações de temperatura, especialmente se a pessoa for mais sensível a isso.
 
 
Com informações de: G1

veja também