Saiba quais doenças são desencadeadas pelo estresse

Saiba quais doenças são desencadeadas pelo estresse

Atualizado: Sexta-feira, 24 Agosto de 2007 as 12

Saiba quais doenças são desencadeadas pelo estresse

O estresse comum e recorrente nas ruas, no trabalho ou na escola é capaz de atingir o organismo de várias maneiras. Como conseqüência, há um desequilíbrio nos processos corporais normais, gerando quadros de obesidade, depressão, insônia, problemas cardíacos,esses são apenas alguns exemplos.

Isso acontece, principalmente, quando as situações estressantes se acumulam uma após outra. Neste caso, a pessoa não consegue equilibrar os níveis de cortisol e adrenalina (que aumentam durante o estresse) com a normalidade da freqüência cardíaca, da pressão sanguínea e do metabolismo.

Os hormônios do estresse, por exemplo, lentificam a liberação do suco gástrico e o esvaziamento do estômago. Dessa forma, podem ocorrer dores e diarréias. O estresse crônico pode deprimir ainda o sistema imune, tornando-o mais suscetível a gripes e outras infecções. Os níveis altos e constantes de cortisol no sangue causam ainda um aumento do apetite e um conseqüente ganho de peso. Sem contar que o estresse piora também várias condições de pele como psoríase, eczema, urticárias e acne, também pode dar início a ataques de asma.

FONTE:YAHOO

veja também