MENU

Saúde

Saiba quais hábitos saudáveis diminuem o risco de Covid longa

Os pesquisadores analisaram seis fatores que determinam um estilo de vida saudável, para evitar os efeitos pós-Covid.

Fonte: Guiame, com informações da CNN NewsAtualizado: terça-feira, 7 de fevereiro de 2023 às 18:45
(Foto: Masao Mask/Unsplash)
(Foto: Masao Mask/Unsplash)

Um novo estudo publicado na segunda-feira (6) mostra que manter um estilo de vida saudável pode diminuir o risco de Covid longa, também conhecida como “pós-Covid” — ou seja, quando os sintomas permanecem mesmo após o final da infecção.

Publicado na revista médica JAMA Internal Medicine, o estudo analisou quase 2.000 mulheres que relataram um teste positivo para Covid-19 entre abril de 2020 e novembro de 2021. 

Os pesquisadores analisaram seis fatores que determinam um estilo de vida saudável: 

- Índice de massa corporal entre 18,5 e 24,7

- Nunca fumar

- Consumo moderado de álcool

- Dieta de alta qualidade

- 7 a 9 horas de sono por noite

- Pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada a intensa.

Eles descobriram que um estilo de vida saudável antes da infecção de Covid-19 estava associado a um menor risco de sintomas que duravam quatro semanas ou mais. 

As mulheres que atenderam a cinco ou seis dos critérios tiveram quase metade do risco de Covid longa, se comparado às mulheres que não atenderam a nenhum dos critérios.

“Essas associações foram impulsionadas principalmente pelo peso corporal saudável e sono adequado”, escreveram os pesquisadores no estudo.

Os pesquisadores explicam que esses fatores de estilo de vida podem estar ligados à inflamação crônica, imunidade ou problemas de coagulação sanguínea.

“Nas últimas décadas, os cientistas acumularam evidências de que um estilo de vida saudável é bom para a saúde geral. No entanto, nos EUA, por exemplo, 70% da população não tem um peso corporal saudável e 30% não dorme o suficiente. Os resultados deste estudo sugerem que mudanças simples no estilo de vida, como ter um sono adequado, podem ser benéficas para a prevenção de Covid longa”, disse o autor principal do estudo, Siwen Wang, pesquisador do Departamento de Nutrição da Harvard TH Chan School of Public Health. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições