Saiba quais os alimentos que ajudam a prevenir contra a gengivite.

Alimentos detergentes

Atualizado: Sexta-feira, 24 Maio de 2013 as 2:57

 

Desde de pequenos, ouvimos de nossos pais e até mesmo do dentista que a maça, vale como escovada de dentes. Saiba que isso é uma verdade e que existem outros aliemntos poderosos e eficazes para
manter a saúde de nossos dentes e que previnem gengivite, mau hálito e cáries. Alimentos como Maçã, cenoura, coco, amêndoas e castanhas, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino são boa opções para quem come fora e nem sempre pode dar a atenção devida à higiene oral. 
 
“Alimentos fibrosos sempre ajudam na higienização oral”, diz o cirurgião-dentista Joel dos Santos. Ocorre que parte dos restos alimentares e bactérias dos dentes é removida com a mastigação. 
 
alimentos detergentesMas não é premitido abandonar a escovação pelos alimentos detergentes. “A escovação tem a função de desorganizar o biofilme oral e não de remover detritos alimentares”, esclarece o dentista Hugo Roberto Lewgoy. Ele sugere que os restos de alimentos sejam removidos com fio dental ou escova interdental.
 
Para reforçar
Frutas e vegetais com vitamina C auxiliam na prevenção das gengivites e ajudam na manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes. Já leite, queijos, frutas frescas, vegetais e alimentos integrais são benéficos para a formação da estrutura dental e para a manutenção da saúde oral.
 
Para garantir a saúde bucal, a nutricionista funcional Gismari Bertoncello, pede para que invista em frutas e verduras. “Dê preferência para as orgânicas e da época (que possuem mais nutrientes), inclua mais gorduras boas como castanhas e abacate e restrinja o consumo de açucares embutidos nos alimentos (biscoitos, sucos, pães brancos e refrigerantes)”, finaliza ela.
 
 
 
Com informações de: Terra
 

veja também