Saiba quais os alimentos que podem se tornar perigosos na alimentação

Alimentos perigosos que podem estar na cozinha

Atualizado: Quarta-feira, 28 Agosto de 2013 as 3:30

Para quem preoculpa-se com a alimentação saudável, precisa atentar-se para alguns alimentos "venenosos" da cozinha. Se consumido fora da validade, pode se tornar um problema a longo prazo. Lembrando que os efeitos colaterais nocivos sempre dependem da quantidade, ou do intervalo de tempo em que são consumidos.

Confira quais os alimentos que podem apresentar perigo e as orientações a serem tomadas.

Catchup
 
O catchup tem xarope de milho em sua formulação, assim como conservantes e frutose, esta última, em doses concentradas. Quando nas frutas, a frutose pode ser bem assimilada pelo corpo humano, mas na forma como é encontrada no ketchup, não. Resumindo, comer catchup com frequência pode levar ao acúmulo de gordura no fígado e elevação dos triglicérides. Também provoca tumultos no organismo, que fica com dificuldade para emitir os sinais de apetite, deixando-o com vontade de comer muito mais do que, normalmente, comeria. Está, ainda, associado a Síndrome Metabólica e a Diabetes Tipo 2.
 
alimentos perigososMaionese
 
A questão principal da maionese é que na maioria das vezes é feita com óleo de soja, que por sua vez é de soja transgênica. Os estudos ainda não são conclusivos neste âmbito, mas parte do que foi analisado não rende boas notícias na relação saúde/transgênicos. Além disso, maionese tem ligação justa e íntima com a celulite... Se precisa de um molho, o melhor é optar por molho de mostarda orgânica, e sem açúcar.
 
Margarina ou manteiga
 
Manteigas ou margarinas têm gordura saturada em sua composição, e se não forem consumidas com moderação, podem contribuir para o excesso de calorias e problemas de ordem cardiovascular.
 
Embutidos e carnes processadas
 
Gosta de presunto, defumados e companhia? Mesmo aqueles com pouco, ou quase nada de gordura podem esconder um grande perigo. A questão é que muitas vezes os fabricantes injetam soluções com açúcar, ou sal para deixar o sabor mais agradável. E também, conservantes e fixadores da cor. O consumo regular pode levar muitas toxinas para o corpo humano. Linguiças e salsichas, entre outras carnes processadas, também escondem perigos. Um estudo americano mostrou que as carnes processadas podem aumentar a chances de desenvolver um câncer pancreático em mais de 50%.
 
Ovos não orgânicos
 
Os ovos convencionais, muitas vezes, permanecem várias semanas estocados, ou na prateleira dos supermercados. Como é possível? Devido a quantidade de antibióticos, pesticidas e hormônios que possuem. Também podem conter salmonela e outras bactérias. Há que ter bastante cuidado.
 
Sucos artificiais/Concentrados
 
Um suco artificial, por regra, está carregado de açúcar. O mesmo pode ocorrer com os concentrados. Além de aumentar as calorias, outro resultado não muito agradável é que costumam ser um gatilho que dispara a vontade de comer mais.
 
Refrigerantes
 
Dificilmente pode-se dizer algo bom acerca de um refrigerante. Essas bebidas rodeadas de tanta publicidade, o que fazem, na verdade, é criar um estado de acidez metabólica no seu organismo. Por regra, são carregados de produtos químicos, como os conservantes, e se diet, de adoçantes artificiais. Se quer evitar problemas, beba água, ou suco de frutas natural.
 
 
 
Com informações de: Outra Medicina

veja também