Saiba quais os benefícios de se fazer caminhada.

Os benefícios da caminhada

Atualizado: Quinta-feira, 18 Abril de 2013 as 9:50

Que a caminhada é um exercício prático e traz benefícios para a saúde, todos já sabem. A caminhada diária, é capaz de  trazer muitos benefícios para nossa saúde, como afastar os riscos de doenças no coração, obesidade e tensões.

Em uma caminhada, seja acompanhado ou sozinho, é possível relaxar e manter boas energias para o corpo.
 
Conheça outros bens, listados pelo site Huffington Post, sobre a caminhada.
 
Caminhar ajuda o cérebro
Para combater o stress e a ansiedade, é preciso acalmar a mente. E é exatamente isso que a caminhada proporciona. Um estudo britânico defende que andar por espaços cercados pelo verde, como parques, pode colocar o cérebro em estado meditativo e mais calmo, permitindo a reflexão.
 
Diminui o stress
Estudos comprovam que, passar um tempo junto à natureza, é um poderoso aliado contra o stress, além de melhorar a memória. Mesmo quando está frio, é possível desfrutar dos benefícios, pois andar ao ar livre pode otimizar a concentração em até 20%. Ainda segundo o Huffington Post, caminhadas em ambientes abertos melhoram os níveis de energia, evitando os efeitos do stress.
 
Andar libera endorfina
A endorfina é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por fazer com que você se sinta bem e relaxado, ele também combate o stress. A boa notícia é que, ao caminhar, a substância é liberada pelo corpo, amenizando a tensão. Ela também pode aliviar a depressão leve, melhorar o humor e a autoestima.
 
Os benefícios da caminhadaCaminhe em grupo
Leve contigo amigos para a caminhada. Além de tornar o momento mais prazeroso, os benefícios contra o stress que já foram citados são mantidos, sendo uma boa oportunidade para colocar o papo em dia e ainda diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do stress.
 
Reduz fadiga e aumenta energia
Etudo realizado em 2008, pela Universidade de Georgia, comprovou que pessoas sedentárias que passaram a caminhar, tiveram um aumento de 20% na energia e redução de 65% da fadiga.
 
 
 
 
 
Com informações de: Toda ela

veja também