Saiba quais os benefícios por substituir carne vermelha por peixe.

Os benefícios de substituir carne por peixe

Atualizado: Terça-feira, 7 Maio de 2013 as 11:56

Rico em ômega 3, o peixe é uma ótima escolha para garantir boa memória e outros benefícios, ao invés da carne vermelha nas refeições. É o que informa uma pesquisa americana sobre a dieta mediterrânea, onde o maior consumo são de peixes do que carne vermelha e laticínios.

Foram analisadas 17 mil pessoas, com idade média de 64 anos, tendo suas habilidades mentais testadas durante cerca de 4 anos. Nesse período, 7% das pessoas apresentaram algumas dificuldades cognitivas com relação à memória e ao pensamento. Por outro lado, os cientistas notaram que aqueles que tinham uma dieta semelhante à mediterrânea diminuíram em 19% os riscos de apresentarem os mesmos problemas.
 
Os benefícios de substituir carne por peixe“A dieta é uma atividade modificável que pode contribuir para a preservação das funções cognitivas na vida adulta. No entanto, é apenas uma das atividades que tem um papel central no funcionamento mental. Praticar exercícios, evitar a obesidade, não fumar e tomar as devidas medicações para doenças como diabetes e hipertensão também são fatores importantes”, explica o Dr. Georgios Tsivgoulis, pesquisador da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, e de Atenas, na Grécia.
 
Para quem não sabe, o ômega-3 é o principal responsável pela manutenção de algumas funções cerebrais, podendo ser encontrado em peixes oleosos, sementes de linhaça e nozes, que são alimentos conhecidos por trazerem benefícios ao cérebro e ao sistema nervoso. A dieta mediterrânea também é rica em frutas e vegetais frescos, além de apresentar um baixo índice de gorduras saturadas.
 
As informações foram divulgadas através do jornal britânico The Daily Mail. 
 
Pessoas que seguem o estilo mediterrâneo pode diminuir em três vezes os índices de ataques cardíacos, infartos e mortes em pessoas que já possuem riscos cardiovasculares.
 
 
Com informações de: Toda Ela

veja também