Saiba quais os fatores que nos protegem dos raios do sol

Fatores que protegem o corpo do sol

Atualizado: Quinta-feira, 19 Setembro de 2013 as 7:51

Para nos mantermos saudáveis e longe de futuros problemas, os protetores solares são de extrema importancia para o dia a dia. Procurar diferentes práticas de proteção, é o ideal para auxiliar na criação de uma grande barreira de proteção da pele. “O cuidado deve ser redobrado, pois a camada de ozônio está menor e deixa passar uma quantidade maior de raios UVA e UVB”, explica Ana Célia Xavier, dermatologista do Hospital São Camilo, de São Paulo.

Confira alguns fatores de proteção, além do filtro solar.

Bonés e chapéus
Também são aliados contra o sol, pois projetam sombra no rosto e diminuem a incidência da radiação. Apesar disso, não substituem ou minimizam o uso do protetor, pois não evitam que a face seja atingida por reflexos. Uma boa dica é apostar em abas grandes, pois dessa forma será maior a área protegida.
 
Óculos de sol
O acessório protege a retina contra a radiação solar e também a pele da região dos olhos, mais fina e sensível, mas para isso ele deve ter um selo identificando o certificado de proteção contra os raios ultravioleta (UV). “Não basta ser apenas escuro. Caso contrário, não oferecerá nenhum tipo de benefício contra os danos estimulados pela exposição solar”, alerta Ana Célia.
 
chapeuFiltro solar
Independentemente do tom de pele, o primeiro cuidado é lançar mão do protetor solar, com FPS 15, no mínimo. O produto deve ser aplicado, diariamente, pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol. Sua reaplicação também é importante para que a ação química não seja levada pelo suor ou pela água. Assim, o ideal é fazê-la a cada quatro horas e reduzida pela metade do tempo em caso de exposição constante e prolongada.
 
Make
As maquiagens e os hidratantes com fator de proteção também são grandes armas no dia a dia, unindo a proteção e o cuidado com a aparência. Nesse caso, o mais importante é criar o hábito de reaplicá-los durante o dia.
 
Roupas
Peças de algodão ajudam na proteção, por possuir tramas dificultam a passagem da radiação. Para que isso ocorra perfeitamente, o ideal é que elas tenham cores claras para refletirem a luz solar e não absorverem o calor. “Também já há no mercado roupas com fator de proteção solar, as quais o tecido é banhado em substância química. Mas o efeito diminui após cada lavagem”, explica a especialista.
 
 
 
 
 
Com informações de: Terra
 

veja também