MENU

Saúde

Saiba qual o procedimento para a mãe que amamenta possa doar leite materno para o banco de leite de SP

Banco de leite de SP estão com estoques baixo.

Fonte: Guiame, com informações de G1Atualizado: segunda-feira, 25 de maio de 2015 17:29
Doação de leite materno
Doação de leite materno

Começou no dia 22 de maio, a campanha de doação de leite materno em mães que estejam amamentando e tenha leite sobrando para doar ao banco de leite da rede pública de São Paulo. O objetivo é conseguir o máximo de doadoras para reabastecer os estoques que encontram-se baixos.

O leite das doadoras em boa parte são destinados a recém nascidos com baixo peso ou prematuros, que não conseguem mamar no peito. Toda mulher saudável que está amamentando pode ser doadora.

Processo de doação

O principal critério para ser doadora de leite humano é a mãe estar amamentando, saudável, produzindo um volume excedente de leite e não utilizar nenhum medicamento que impeça a doação.

O procedimento é simples. Basta comparecer a um banco de leite e receber as orientações necessárias. As interessadas devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses. Normalmente os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio e também costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para a alta qualidade do alimento doado.

Para as mulheres, a doação de leite evita empedramento das mamas e ajuda na recuperação da forma física. Existem mais de 50 bancos de leite em todo o Estado de São Paulo. A lista completa pode ser consultada no site www.redeblh.fiocruz.br, por meio do link "Encontre o BLH mais próximo de você".

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições