São João da Boa Vista investe em campanha contra tuberculose

São João da Boa Vista investe em campanha contra tuberculose

Atualizado: Quinta-feira, 8 Novembro de 2012 as 7:54

 

Durante esse mês, São João da Boa Vista (SP) intensifica a campanha contra a tuberculose.Ministério da Saúde junto com a prefeitura criaram como objetivo divulgar informações de prevenção e como detectar a doença.

As informações sobre a tuberculose serão dadas em todos os postos de saúde da cidade. Enquanto o paciente espera para ser atendido recebe folhetos e uma equipe de enfermagem para explicar melhor, tirando todas as dúvidas e contribuindo com as ações de prevenção.

Os principais sintomas da doença são: fraqueza, perda de peso, tosse persistente por mais de duas semanas, falta de apetite e febre. O diagnóstico é feito nas unidades de saúde. O tratamento é gratuito e pode durar em média seis meses. Para que dê resultado, é importante que o paciente tenha alguns cuidados, até mesmo para evitar a contaminação.

“As orientações que passamos aos pacientes e aos familiares é que mantenham a casa limpa, arejada com as janelas abertas para a entrada de ventilação, luz e sol. A gente orienta ainda em relação à hidratação desse paciente, uma boa alimentação e o controle periódico nas consultas médicas”, disse a enfermeira Helen Rose Freitas.

Interessados em obter mais informações sobre a doença devem procurar pelo Centro de Especialidades de São João da Boa Vista. O endereço é Rua João Francisco Valim, 42.

 

Com informações de G1

Foto de Google

veja também