São Paulo atinge meta de vacinação de idosos contra a gripe suína

São Paulo atinge meta de vacinação de idosos contra a gripe suína

Atualizado: Sexta-feira, 30 Abril de 2010 as 4:40

Em apenas uma semana, os idosos portadores de doenças crônicas superaram a meta de imunização contra a gripe A (H1N1), mais conhecida como suína, no Estado de São Paulo.

Desde o último sábado (24) até esta sexta-feira (30), já foram vacinadas 740.293 pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, o que corresponde a 81,1% desta população. Em todo o Estado, já foram imunizadas 10,5 milhões de pessoas.

Outros Estados também atingiram a meta de vacinação para os idosos, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

Os jovens entre 20 e 29 anos continuam sendo o grupo prioritário com a adesão mais baixa no Estado de São Paulo. Mas, com 79% de imunizados, os jovens estão perto de atingir a meta de 80%.

As gestantes estão com uma taxa de vacinação em torno de 63% no Estado, de acordo com o Ministério da Saúde, que considera o universo total de mulheres que poderão ficar grávidas em 2010. Mas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o valor chega a 93% se forem consideradas apenas as gestantes com pelo menos um mês e meio de gestação. Todos os outros grupos prioritários convocados até agora, que foram os trabalhadores de saúde, indígenas, crianças entre seis meses e dois anos e portadores de doenças crônicas de todas as idades, já cumpriram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Até esta sexta-feira (30) foram vacinadas mais de 43 milhões de pessoas em todo o país, o que corresponde a 49% de todas as pessoas que a campanha pretende vacinar. Os únicos grupos que atingiram a meta de imunização em nível nacional foram os trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e as crianças.

O Instituto Pasteur, o posto de vacinação da Barra Funda, o posto do Tietê e as 115 AMAs estarão abertas na capital paulista neste sábado (1º de maio) para imunização.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também