São Paulo distribui 7,2 milhões de vacinas contra raiva em animais

São Paulo distribui 7,2 milhões de vacinas contra raiva em animais

Atualizado: Quarta-feira, 28 Julho de 2010 as 3:49

A Secretaria da Saúde paulista divulgou nesta quarta-feira (28) o início da distribuição de 7,2 milhões de vacinas contra a raiva em cães e gatos, campanha para os 645 municípios do Estado.

As prefeituras terão até o final de setembro para começar a vacinação nos animais. No ano passado, cerca de 5 milhões da cachorros e 630 mil felinos domésticos receberam a dose em São Paulo.

Profissionais da saúde serão orientados sobre a iniciativa por meio de videoconferência nesta quinta-feira (29). As vacinas em 2010 serão criadas a partir de cultivo celular, demandando capacitação de equipes por conta da conservação das substâncias.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o último caso registrado de raiva em humanos aconteceu em 2001, em Dracena, região de Presidente Prudente.

Segundo Neide Takaoka, diretora do Instituto Pasteur, responsável por informar os municípios sobre como subsidiar a vacinação, é importante que a população também leve os gatos para serem imunizados, já que felinos podem atacar outros animais com a doença.

 A Secretaria da Saúde informa que houve uma mudança no perfil epidemiológico da raiva no Estado. Até 1990, cachorros eram os principais responsáveis pela transmissão da doença a humanos. Atualmente, o papel é desempenhado por morcegos.

Doses em humanos estão disponíveis para casos nos quais a pessoa ficou exposta a qualquer acidente com mamíferos, mas também como medida preventiva para veterinários, funcionários de canis, laçadores de cães e ecoturistas.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também