São Paulo lidera ranking de doações de órgãos no Brasil

São Paulo lidera ranking de doações de órgãos no Brasil

Atualizado: Quarta-feira, 24 Fevereiro de 2010 as 12

No title O Estado de São Paulo lidera a lista da doação de órgãos no Brasil. Em números absolutos, foram mais de 700 doadores em 2009. O Balanço nacional foi divulgado nesta terça-feira (23) pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Quem vê Leda Munhoz e Kátia Regina Barros conversando animadas, pode até pensar que elas são amigas. Mas elas acabaram de se conhecer na sala de espera do hospital. O bom humor é porque descobriram que têm uma história bem sucedida em comum. As duas fizeram um transplante de rim no ano passado.

Agora as visitas ao hospital são apenas para exames de rotina. E estão de volta pequenos prazeres antes proibidos como beber água à vontade.

Em 2009, 750 pessoas doaram órgãos no Estado de São Paulo. Em 2008, haviam sido 486, um aumento de 45%. Os transplantes de rim foram os que mais cresceram, 19% de um ano para o outro.

No Hospital do Rim, que é o principal centro de cirurgias desse tipo no mundo, o aumento foi ainda maior: 50%. Só no ano passado, 900 pessoas receberam no hospital um transplante de rim, e a chance de retomar a vida como ela era antes.

Boa notícia que faz Wanderlei se sentir mais forte. Há dez anos, ele depende da hemodiálise e está entra os 4 mil pacientes do hospital que esperam por uma doação.

veja também