São Paulo tem mais casos de coqueluche neste ano do que em 2010

São Paulo tem mais casos de coqueluche neste ano do que em 2010

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 9:38

Só neste ano o número de casos de coqueluche no Estado de São Paulo já ultrapassou o total de 2010. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os municípios paulistas notificaram 183 casos até o ultimo dia 20, o que representa uma incidência de 0,44 caso para cada 100 mil habitantes em todo o Estado. Em 2010, houve 176 casos da doença.

De acordo com a secretaria, “o aumento observado neste ano está dentro da sazonalidade da doença e também do aprimoramento do diagnóstico no Estado, com a implantação de exame PCR em Tempo Real desde 2009”.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida ao falar, por tosse ou espirro. Ela se caracteriza por tosse seca e tem o poder de comprometer o aparelho respiratório. Em crianças que estão amamentando pode resultar em número elevado de complicações e levar a morte.

O principal meio de controle é a vacinação, incluída no calendário básico de vacinação brasileiro para crianças, estabelecido pelo Ministério da Saúde. As doses devem ser aplicadas com dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos 15 meses e entre quatro e seis anos.

veja também