Sarampo exige cuidados

Sarampo exige cuidados

Atualizado: Quinta-feira, 16 Junho de 2011 as 10:10

Altamente contagiosa, o sarampo é uma doença causada por um vírus chamado Morbillivirus. Sua transmissão acontece através de secreções mucosas de pessoas infectadas para indivíduos não imunizados. Capaz de matar, ela é uma das principais causas da mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo e alcança uma letalidade entre 5% e 10% nessas populações. No Brasil, devido a campanhas de vacinação, a letalidade não chega a 0,5%.

Contudo, em 2011 estão ocorrendo casos em várias partes do país, que já totalizam 15 infectados. Os principais sintomas do sarampo são pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação, com presença de catarro, das vias respiratórias. A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos.

A melhor maneira de prevenção é a vacinação, que acontece em duas doses. A primeira deve ser administrada a todas as crianças de um ano de idade e uma segunda às crianças entre quatro e seis anos.    

veja também