Saúde altera dados sobre dengue em municípios paulistas

Saúde altera dados sobre dengue em municípios paulistas

Atualizado: Quarta-feira, 3 Março de 2010 as 12

O Ministério da Saúde informa que, no balanço parcial dos números da dengue relativos às seis primeiras semanas de 2010, divulgado no último dia 26 de fevereiro, houve um erro de digitação que provocou a divulgação equivocada dos municípios que concentram os casos da doença no estado de São Paulo.

Após checagem conjunta pela coordenação do Programa Nacional de Controle da Dengue e pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a informação correta é que quatro municípios concentraram 71,4% dos casos registrados no estado, de 1º de janeiro a 13 de fevereiro (veja números abaixo).

O erro já foi corrigido no sistema em relação aos dados de Ituverava, São José do Barreiro e Ribeirão Grande, que apareciam no balanço do Ministério da Saúde como os municípios que concentravam o maior número de notificações. Estes municípios não registraram casos autóctones de dengue no período, de acordo com as informações da Secretaria Estadual de Saúde.

O Ministério esclarece, ainda, que a contagem total de casos em São Paulo nas seis primeiras semanas de 2010 (2.930), divulgada no balanço parcial, não se altera, bem como o cálculo da incidência para o Estado (7,1 casos por 100 mil habitantes).

Segue a lista correta de municípios com maior número de casos de dengue no estado de São Paulo, no período de 1º de janeiro a 13 de fevereiro de 2010:

São José do Rio Preto - 1.114 casos

Ribeirão Preto - 455 casos

Jaboticabal - 293 casos

Araçatuba - 231 casos

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também