Saúde convoca paulistas a doar sangue no inverno

Saúde convoca paulistas a doar sangue no inverno

Atualizado: Terça-feira, 7 Julho de 2009 as 12

A Secretaria de Estado da Saúde dá início hoje, dia 7 de julho, à Campanha de Doação de Sangue no Inverno para todo o Estado de São Paulo. O objetivo da campanha é aumentar o estoque de sangue no Estado durante os meses mais frios, quando as doações caem, em média, 30%. Isso porque, com o frio as pessoas tendem a ficar menos dispostas a sair de casa e, muitas vezes, menos motivadas para doar.

Entre as ações programadas para esta campanha está um jogo de futebol entre artistas, jogadores de futebol e ex-jogadores no Ginásio do Pacaembu. O evento acontece no próximo dia 27, a partir das 19h. No local, além de assistir à partida será possível fazer a doação de sangue.

"É importante que a população seja sensibilizada sobre a importância da doação regular, que é um procedimento completamente seguro e pode ajudar a salvar vidas" afirma Osvaldo Donnini, coordenador da Hemorrede.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde. O horário de funcionamento depende de cada unidade.

Instituto do Câncer

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) finalizou a implantação de sua agência transfusional, setor responsável por garantir disponibilidade e a segurança das transfusões de sangue e de hemocomponentes aos pacientes em tratamento no hospital. Os serviços da agência transfusional funcionam 24 horas por dia. Desde a ativação total do serviço já foram realizadas 453 transfusões.

veja também