Saúde incentiva população a doar sangue antes de festas de fim de ano

Saúde incentiva população a doar sangue antes de festas de fim de ano

Atualizado: Segunda-feira, 13 Dezembro de 2010 as 8:29

Para evitar a falta de bolsas de sangue no período de festas de final de ano, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo pede que a população faça doações antes do Natal e Ano Novo.

Segundo a secretaria, neste período de festas há um grande volume de atendimentos de emergência e de cirurgias nos hospitais por causa de acidentes, o que torna necessária a transfusão de sangue. No entanto, neste período a coleta de sangue --que costuma ser de 70 mil bolsas por mês-- chega a cair 40%.

Na Fundação Pró-Sangue, por exemplo, que abastece 128 hospitais da capital paulista e da Grande São Paulo, o número de doações começou a diminuir em novembro, quando foram coletadas 10,6 mil bolsas de sangue, 15% a menos do que a entidade costuma receber.

"A solidariedade é fundamental para evitar a redução dos estoques de sangue durante as festas de final de ano. Por isso solicitamos que, antes de viajar, os paulistas compareçam a um posto de coleta e ajudem a manter o nível dos hemocentros e o abastecimento dos hospitais", disse o coordenador da Hemorrede de São Paulo, Osvaldo Donini, por meio de nota.

Para doar sangue, segundo a secretaria, basta a pessoa apresentar boas condições de saúde, estar alimentada, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar um documento original com foto. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes.

veja também