Saúde recomenda vacina contra febre amarela antes do Carnaval

Saúde recomenda vacina contra febre amarela antes do Carnaval

Atualizado: Quarta-feira, 3 Fevereiro de 2010 as 12

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo recomenda aos turistas que forem viajar para áreas consideradas de risco no interior paulista nesse Carnaval vacinem-se contra febre amarela.

A dose deve ser tomada com ao menos 10 dias de antecedência. A indicação é válida para quem viajará para as regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e parte da região de Sorocaba.  

O mapa com a área onde a vacinação é recomendada pode ser acessado no site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado.

A imunização é indicada para qualquer pessoa a partir dos nove meses de idade que vá para alguma dessas regiões. Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose.

- A vacinação é a única medida que temos para evitar a contaminação pela doença. Por isso é muito importante que as pessoas que vão para essas regiões tomem a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.

A relação de postos de vacinação contra a febre amarela está disponível no site.

veja também