Saúde traça perfil de pacientes hipertensos

Saúde traça perfil de pacientes hipertensos

Atualizado: Sexta-feira, 19 Fevereiro de 2010 as 12

No title Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sobre o perfil de pacientes hipertensos aponta que a doença é predominante entre mulheres, com 63,4% dos casos, e que a maioria dos pacientes (64,9%) tem mais de 50 anos. O estudo foi conduzido por meio do hospital Ipiranga, que analisou os atendimentos feitos no Ambulatório de Hipertensão Arterial, por onde passam cerca de 900 pessoas a cada ano.

O histórico de hipertensão entre familiares dos pacientes avaliados foi alto: 81,6% disseram ter pelo menos um parente de primeiro grau com a doença. Outros 50,7% tinham familiares com histórico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 35,2% relataram casos de infarto agudo do miocárdio na família.

Nível alto de gordura no sangue (46,4% dos casos), diabetes (14%), AVC (7%) e infarto agudo do miocárdio (5,6%) também foram citados pelos pacientes quando questionados sobre antecedentes patológicos pessoais. A maior parte dos entrevistados disse não ter o hábito de fumar cigarro ou consumir álcool. Mas 39,4% afirmaram praticar atividade física pelo menos três vezes por semana.

O perfil sobre pacientes hipertensos ainda indica que 88,7% costuma seguir a prescrição médica e tomar remédios regularmente. E que 73,2% buscam controlar a dieta com baixo teor de sal.

veja também